quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Até para protestar é preciso ter cérebro

Ah, como é linda a democracia. Só que não.

Pode me chamar de reacionária, mas faça-o somente após ler os meus motivos para odiar manifestações populares.

Em geral, protestos são reuniões de pessoas com uma opinião em comum que clamam por alguma coisa, qualquer coisa. Juros menores, mais escolas, mais polícia, queda no preço do Big Mac.

No entanto, o que eu vejo há algum tempo é uma reunião esporádica de gente imbecil, que não sabe dos seus direitos, muito menos dos seus deveres, que faltou às aulas de História, Geografia, Bom Senso, etc.

Quer um exemplo? Um cara me reúne 513 pedras no gramado em frente ao Congresso Nacional para protestar contra o crack, cada pedra representando um deputado.

Avisaram pra ele que temos, ainda, 81 senadores? Que os deputados não decidem nada sozinhos? Que a decisão de destinar ou não verbas para o combate ao crack é também dos senadores (já que a comissão que define os critérios de divisão das receitas da União é MISTA)? E que a palavra final sobre o uso dos recursos é do poder Executivo? Então, meu amigo, você podia ter usado as mesmas pedras para escrever "NÃO AO CRACK" em frente ao Ministério da Saúde. Menos gente ia ficar puta por tropeçar nelas.

Ou como quando um grupo de arruaceiros foi protestar por justiça em frente ao Ministério da... Justiça (super à toa aquele prédio grande, chamado Supremo Tribunal Federal, onde as coisas são julgadas).

Ou quando os "estudantes da UnB" invadiram a Câmara Legislativa do DF em protesto contra a corrupção comandada pelo governador Arruda. Quer dizer, os caras nem deixaram os parlamentares trabalharem (não que eles trabalhem loucamente, mas muito ajuda quem não atrapalha), nem conseguiram passar uma mensagem. Para mim, ficaram mesmo como arruaceiros.

Mais recentemente, temos um grupo de """hackers""" protestando contra a desigualdade social derrubando páginas de bancos. Me explica, eu sou muito burra: onde é que entra o fator "bancos" no problema da distribuição de renda brasileira? Eles tinham que sair por aí dando uma de Robin Hood, sacando grana das contas dos ricos para jogar de helicóptero aos pobres?

Gente que passou em concurso de caráter temporário - ATENÇÃO: TEMPORÁRIO - e, quando a vigência do contrato prevista em edital acaba, protesta em frente ao Palácio do Planalto para ser readmitido. À parte o absurdo que é a situação em si, COMÉ QUE A DILMA VAI INTERFERIR NA SUA CAUSA, MEU CHAPA?

Eu não sou contra manifestações, sou contra manifestantes imbecis.

Aí vem o outro dizer que "pelo menos tem alguém fazendo alguma coisa". Amigo, está fazendo errado.

Para protestar contra o sistema, você tem que entender o funcionamento do sistema. Em vez de protestar, por que você não junta uma cambada no seu Facebook e sugere um projeto de lei de iniciativa popular? Por que você não participa das audiências públicas que vários órgãos promovem para colher ideias para projetos de interesse da população? Por que você simplesmente não aprende a votar? Ou, pelo menos, por que você não se lembra em quem votou nas últimas eleições para poder cobrar do seu candidato?

Você, incauto manifestante imbecil, sabia que existem três poderes, e que há, pelo menos em tese, um equilíbrio entre eles? Que o Congresso não é culpado de tudo - e, se é, a culpa é sua, que votou no cara. É você que vota no Maluf e no Collor (para nomear apenas dois) para eles voltarem. Que a Dilma tem problemas mais importantes para resolver do que interceder por você no seu concurso. Que justiça mesmo se faz é na urna. E que se o Brasil está uma bosta, a culpa é toda sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário